Meus pitacos quase diários (06 e 07/06/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Linda Elerbee: “Fato que é fato todos os dias não é notícia, é verdade. Nós relatamos notícias, não a verdade.”

  1. Nos anos 70, cursando Jornalismo, eu tive que me virar como repórter. Escrevia bem, tinha um conhecimento amplo do contexto e do mundo, mas não era bom. Era muito tímido pra encostar pessoas na parede até obter respostas e muito ético pra cultivar fontes.

– Me tornei editor e inverti o jogo: cobrava audácia dos repórteres e as fontes cultivavam minha ética, pois: “se eu contar pra ele, ele nunca revelará sua fonte!” O Jornalismo, hoje, continua o mesmo… Os jornalistas não! Viraram estrelas do show business…

2 – Mário Sérgio Conti deu uma bela ideia do que foram as 25 mil cartas escritas pelo povão durante os 580 dias em que Lula ficou preso: “Diferentes entre si, as cartas têm características em comum. São afetuosas, solidárias e tentam levantar o astral do cativo de Curitiba.”

– E completa: “Comprimida em duas palavras, a síntese das mensagens seria: “tamo junto”! Pois é… Inocentado e dotado de seus direitos políticos, Lula está na luta de novo. E milhões estão se juntando aos 25 mil pra tornar o Brasil feliz de novo… O mais rápido possível!

3 – Tábata Amaral não declara voto no 1° turno, e espera os projetos pra educação de Lula pra talvez votar nele, caso haja 2° turno. Lula já governou 08 anos e, nestes anos, aprovou o FUNDEB, destinou dinheiro do pré sal para educação, criou 18 universidades e 178 câmpus…

-E instituiu o PROUNI e o FIES, transformou o ENEM em porta de entrada pro ensino superior, criou o Ciência sem Fronteiras, instalou 422 escolas técnicas em 596 cidades e criou o piso salarial para professores. Acho que educação não é a questão. Acho que é outra a indecisão dela.

– Deve estar esperando o Lemann dar a ordem.

4 – Errado, deputado! Ele está fazendo um país de revoltosos… que sairão às ruas assaltando mercados e bairros das cidades, incendiando lojas e carros, pra ele mandar polícia e milícia pras ruas pra controlar os black blocks comunistas que estão incendiando “nossa amada Pátria”.

– É por aí o golpe, deputado. Quando começarem as chacinas, os tanques fumarentos entram na arena, queiram ou não os generais… e o golpe estará dado. Façam suas apostas: Mourão ou Braga Neto? Por falar nisto, onde andam os vices?

5 – As evidências são muitas… só não vê quem não quer ou está interessado em que o golpe realmente seja dado. A frustração de 07/09 só aumentou o tesão, tanto que até policiais aposentados começaram a receber armas gratuitamente. E há mais de 01 milhão de armas em casa de civis.

– Depois que o golpe for dado, não me venham chorar como Niemöller: “Quando eles vieram me buscar, já não havia ninguém que pudesse protestar.”

6 – A prova da inutilidade: desde que o senador Fernando Bezerra Coelho emputeceu-se por não ter sido indicado pro TCU, o MitÔ está sem líder no Senado. O Congresso tem líderes pra tudo quanto é gosto, e cada líder aumenta seus benefícios, que já são significativos só como parlamentar.

– Nada contra… se quem paga a conta não fôssemos nós!

7 – A grande imprensa anda p..a* com o Lula… mais p..a* que o normal. Além de botar um tucano histórico como vice, ele está namorando o Temer pra que o MDB esqueça a Tebet e vote nele já no 1º turno… Mas o Temer traiu a Dilma, pô! O MDB e o PSDB fomentaram o golpe, carái…!

– Nesta toada, a grande imprensa vai acabar dizendo que houve golpe e a Dilma foi injustiçada… Quem diria?

8 – Eu fui “inimigo” de Alexandre Kalil até alguns anos atrás. Como cruzeirense histórico, eu não suportava aquele presidente do Galo que fazia questão de ser e parecer mais um naquela massa atleticana que ensurdecia o Mineirão quando Fábio levava um gol.

– Aí, ele foi eleito prefeito de Belo Horizonte… e fez um ótimo governo, apesar da tradicional família mineira torcer o nariz pra seu jeito grosso de ser. Reeleito com 63% dos votos, agora disputa a governança de Minas. É a chance de Minas ser Minas de novo…

9 – O MitÔ disse que o indigenista e o jornalista estavam numa aventura perigosa na Amazônia. Na Amazônia atual tudo é perigoso! Há pesca ilegal, há garimpo ilegal, há corte ilegal de árvores, há incêndios ilegais, há estupros e assassinatos amorais e sem qualquer punição…

– As coisas legais que existiam por lá, como o delegado Saraiva, da PF, ou o indigenista Bruno Pereira, ora desaparecido, foram afastados pelo governo porque combatiam essas coisas ilegais e amorais. Se Bruno e o jornalista Dom Phillips estiverem mortos, é culpa do MitÔ sim!

10 – A cena foi deverasmente constrangedora: enquanto Wassef transitava, o MitÔ e 03 ministros entram no palco, sentam-se à mesa, guardando os lugares dos presidentes da Câmara e do Senado… que não aparecem! Os ministros se achegam ao MitÔ e ele começa a falar… e para!

– Os ministros se afastam, os presidentes do Congresso sentam-se ao lado do MitÔ e ele anuncia a ideia do governo pra baixar os preços dos combustíveis, da energia e das comunicações. E Paulo Guedes fala que subsídio não é subsídio, tropeçando mas sem ruborizar-se…

– O presidente da Câmara elogia os planos e o MitÔ e faz óbvios apelos e sutis ameaças ao presidente do Senado que, maneiroso, diz que um diálogo fora aberto no sentido de se encontrar uma solução. E o vexame é encerrado, sem direito a perguntas dos repórteres. Triste Brasil!

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/coluna-economica/a-duvida-maior-para-os-cenarios-o-golpe-sera-bem-sucedido/

https://www.youtube.com/watch?v=OcGsqsjG1Lc&t=3s

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *