Meus pitacos quase diários (25 e 26/01/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Simone de Beauvoir: “Que nada nos limite. Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância.”           

            1 – Me perdoem as feministas, mas o exagero leva ao descrédito que, em tempos bolsonários, termina em ódio… Como tímido crônico e contra qualquer tipo de preconceito, passei os últimos 60 anos condenando o machismo e defendendo os direitos de igualdade das mulheres.

– E não concordo que o movimento feminista condene ‘Com açúcar e com afeto’ por, na opinião delas, ser anti feminista. Não, não é! Poesias como esta são o retrato da minha geração, que tentava mudar esta situação. Os joelhos mais lindos de então, Nara, expressava nossa rebeldia!

– Foi a partir deles, Nara e Chico, e tantos outros, que as feministas alcançaram vitórias inimagináveis neste Brasil varonil. Leiam e entendam a história… não joguem no lixo, em nome de uma falsa luta de gênero, aquilo que minha geração conseguiu construir!

2 – A imprensa brasileira, corporativa ou independente – acostumou-se a ‘estastificar’ toda e qualquer notícia que indique uma determinada medição de uma realidade factual. Daí, a gente nunca tem a verdadeira dimensão desta realidade e não se indigna com ela.

– Dizer que a alta do preço da energia faz 22% dos brasileiros atrasarem o pagamento pra comprar comida é muito mais suave que dizer que 44,4 milhões de brasileiros fizeram isto. E assim os brasileiros seguem bovinamente esperando Deus dar seus sinais…

3 – O que será que deu errado? O jogo preparado e colocado em prática por Moro e seus intocáveis, Gebran, Departamento de Justiça americano, FBI/CIA, Mídia não tinha furos: criaram até uma divisão, os procuradores não cristãos… que levavam a mensagem de Deus aos fiéis!

– Eu não sei quem é a oradora, mas a mensagem convence fiéis. E não deu certo! Foi a resiliência de Lula? A inesperada raiva do Gilmar Mendes? A mediocridade do Aras? Ou a indiferença de Deus? Mais provável: os R$2,5 bilhões da Petrobrás que não caíram nas mãos deles…

4 – Parece-me que as tentativas de tornar-se uma inocente útil do bolsonarismo não colaram muito… Sara Winter, a ex feminista radical que criou “os 300 da Esplanada” e soltou fogos sobre o STF, não se livrou da pena indenizatória de R$16 mil por danos morais à Débora Diniz.

– Os bolsonários vão ajuda-la a pagar a dívida? Tenho minhas dúvidas… Allan dos Santos, um bolsonário “fugitivo” da PF, anda pedindo dinheiro nas redes pra pagar advogados e não tem conseguido, mesmo não tendo, até agora, jogado qualquer bosta no ventilador.

5 – Nestes tempos em que um olavista do ministério (sic) da Saúde assina Nota Técnica  afirmando que vacina não é bom, mas hidoxicloroquina é, que a imprensa corporativa busca endeusar excrescências políticas e que começam a surgir provas concretas da farsa que é seu último herói…

-…que falta nos faz um jornalismo comprometido com a verdade… E nada melhor que rever Paulo Henrique Amorim, pra nos lembrar disto… Em julho de 2017 ele já avisava:

6 – Todos os programas criados e implantados pelo PT em seus 14 anos de governo tinham um objetivo claro: atender e inserir os pobres no orçamento do Brasil. Isto explica porque o Estadão odeia Lula e o petismo. Barões e baronetes que o sustentam têm um medo do carái disto!

7 – “Este [o povo brasileiro] é o povo mais covarde, imbecil e subserviente do universo.” Assim pensava e dizia Olavo de Carvalho, morto ontem de covid, que ele dizia que era uma invenção comunista. Tinham razão os Bolsonaros em venerá-lo como guru…

8 – Eu tenho borbulhas de fervor patriótico quando uma representante do povo brasileiro diz que viajou pra outro país, às suas custas, para defender a crença do seu povo, neste caso, oposição ao aborto. Aí, descobre-se que foi em missão oficial, às nossas custas…

– Tudo bem… como deputada, ela tem este direito. Eu só não entendo porque levar marido e filho, às nossas custas também.

9 – No Brasil bolsonário, gente que usa armas pra caçar animais ou matar gentes, gente que prega o ódio em nome de Deus, gente que passa horas mandando “inimigos” tomarem no c´.*, merece honrarias de Estado… Não é este o Brasil que nós queremos…

– O Brasil que nós queremos hastearia bandeira a meio pau para Gianotti e Romano, para Raul Othake, para Eva Wilma, Paulo José, para Nelson Freire, Monarco, para Paulo Gustavo e Luiz Gustavo… A morte iguala as pessoas, mas enegrece a alma dos que ficam destilando ódio.

10 – Há dois fatos inusitados nesta imagem: 1. A polícia entra num condomínio de luxo e leva preso o presidente da Câmara de Embu das Artes/SP por ter ofendido moradores e um empregado com frases racistas… Repito: um condomínio de luxo!

– 2. Os moradores, brancos, bem postos na vida, aplaudem a ação da polícia… Placas tectônicas estão se movendo no Brasil?

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes:

https://jornalggn.com.br/midia/uma-escolha-dificil-parte-9-o-estadao-e-que-faz-mal-a-democracia-brasileira-por-eliara-santana/

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/eleicoes-disputa-governo-lula/

https://jornalggn.com.br/justica-2/o-desafio-de-gebran-neto-a-justica-ou-a-lava-jato/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *