Conversas soltas

Diálogo 1

Eu parei no posto de gasolina para trocar o óleo do carro. Enquanto trabalhava, o trocador de óleo puxou conversa:

– Então, doutor, o tal do Cunha cai mesmo?

– Não sei… tinha um político lá de Minas que dizia que política é que nem nuvem, você olha para cima, ela está dum jeito, baixa a cabeça e volta a olhar, ela está de outro. A Comissão de Ética levou 08 meses para aprovar o processo, mas ainda tem a ComConv soltas 2issão de Justiça e o Plenário… Honestamente, nãConv soltas 1o sei.

– É… o cara é safo, acho que vai escapar numa boa. Metade dos deputados come na mão dele e não vão deixar ele cair, senão o Michel cai junto!

– Michel?

– É… Eu li outro dia que ele não gosta de ser chamado de Michel Temer, ele prefere Michel. Fica mais parConv soltas 7ecido com Dilma, mais fácil para o povão.

Diálogo 2

Parei na farmácia, àquela hora vazia, o que é muito estranho (em conseqüência da crise, a classe média tem adoecido menos?). Dois vendedores, ainda jovens, comentavam, um deles bem animado:

– Cara, o safo foi cassado!

– Ainda não, cara… só foi aceito o pedido de cassação! Mas, você tem razão, ele é safo mesmo, e vai se livrar desta…

– Não! Safo de safado mesmo… o cara é safadão! Em vez de badalarem o Wesley até nos States, a TV Globo devia botar o Dudu Safadão nas paradas. Você já pensou ele, a mulher e a filha cantando  Revolta Latina no Faustão? Ia ser o maior sú!

Entrei na conversConv soltas 4a e perguntei, antes que eles parassem de conversar e um deles fosse me atender:

– Que música é esta, bicho! (Eu sou do tempo do Roberto Carlos…!)

– É um rap  maneiro que toca muito nas baladas que eu vou. TeConv soltas 3m um pedaço assim (e declamou, com o outro batendo a mão no balcão, para dar o ritmo:

Então, não sorria artificialmente.//Mente aquele que diz que nunca quis dinheiro.//O que eu não quero é olhar pro meu filho//E falar que hoje não dá, não tá tendo.//Vai vendo, são só dezenove, são só dezenove… //Eu já fiz os meus corre, me adiantei,//Eu fiz tudo que eu sei, não peguei no revólver//(Vai vendo, vai vendo, são só dezenove, são só dezenove)//Eu já fiz os meus corre, me adiantei.//Eu fiz tudo que eu sei, não peguei no revólver

– É… (refleti alto), caras como o Dudu Safadão não precisam pegar no revólver. Gente da alta só usa os dedos para apertar as teclas… e o dinheiro entra à vontade!

Diálogo 3

Passei na Associação para resolver umas questões sobre o novo endereçamento da região onde moro. Dois associados, ocupantes legais de terras da União como eu, discutiam com um diretor, antipetista,  a situação do país:

– Meu amigo, foram 08 meses nesta masturbação. O cara é um gênio! Ele não só conhece o regulamento da Câmara como o palma das mãos dele, como sabe onde aperta o calo de cada um daqueles deputados safados que lá pululam.

– Não é bem assim não! Você não viu o advogado dele implorando para apresentarem o número da conta, a assinatura dele… provando que ele é dono de umas contas na Suiça? Ninguém mostrou!

– Eu também tenhConv soltas 5o minhas dúvidas… No Brasil, basta o sujeito aparecer mais que os outros para os outros descerem o porrete nele, na reputação da mulher dele, que é ladrão, safado… vocês sabem que é assim!

– Pel’amor de Deus, senhores… (não resisti e me enfiei na conversa) O cara foi, é e será sempre uma das figuras mais perniciosas que já passaram pela política brasileira. O fato de ser inteligente, de uma inteligência diabólica, não o redime da bandidagem que comete contra o país desde os tempos do PC Farias!Conv soltas 10

– Tem razão… Mas, quem não é? Com este povinho que nós temos aqui, não há muito o que fazer, não é mesmo?

– Ah! Quer dizer que a culpa é do povo?

– Claro! Se tivesse um povo mais instruído, o Lula não tinha sido presidente… onde já se viu um operário analfabeto ser presidente do Brasil?

– Uai! O Cunha, o Temer, o Aécio, o Renan, o Serra… é tudo doutor e estão todos devidamente delatados pelo tal do Machado, que já foi deputado, senador e presidente da Transpetro. Nem o Lula, nem a Dilma foram dedurados pelo Machado… e eu também não tenho diploma de curso superior e não sou ladrão!

– Desculpe… não foi isto que eu quis dizer!

Diálogo 4

Chegando em casa, o peão que trabalha na chácara, sempre com o celular “enfiado” no ouvido, escutando música, me parou para uma prosa:

– Qui quiu siô ta achano? Tava ouvinu aqui na CBN qui um tal di Machadu dedurou Deus e todu mundu, até essi presidenti que entrô nu lugá da Dilma… é verdadConv soltas 9i?

– Delação premiada é uma coisa perigosa, Nei. O cara é pego roubando e, para se livrar de anos e anos de prisão, bota fogo no circo… acusa todo mundo, inimigos e amigos. Ainda mais este aí, que está tentando livrar os filhos, que participavConv soltas 8am da roubalheira dele. A partir da delação dele é que a polícia vai tentar achar as provas. Se conseguir provar, aí a delação vale e só então os caras dedurados vão ser processados também.

– Inda pricisa prová? A genti sabi qui é tudu safadu mêmo.

– Você sabe em quem votou para deputado nas últimas eleições, Nei?

– Claru… MConv soltas 11as eles num ganharu! Na minha terra, em Minas, só ganha us candidatu dus fazendêru! Nóis num tem força ainda… mas, vamu tê!

Na atual quadra da vida brasileira, o único consolo é este: todo mundo está discutindo política. E isto é bom. Aquele povinho que não sabia votar, como disse o grande Pelé certa vez, está tomando consciência de que um país só é grande se o seu povo lutar por isto, não deixando seu destino ser guiado apenas pelos políticos que se dizem seus representantes. E são, apenas, representantes de si próprios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *