De santos e diabos

Logo após o depoimento de Lula ao juiz Moro, em Curitiba, uma amiga me passou um post pelo Whats’App: “Até agora, nada, absolutamente nada, me convenceu que Lula é santo e Moro é diabo… Você pode me ajudar? E, por favor, não me subestime usando a Globo…”  Uma questão como esta não se responde em poucas linhas e, por isso, tinha que virar texto do blog.

Para começar, eu não acredito que qualquer ser humano possa ser exclusivamente santo ou diabo 24 horas por dia… O conjunto da obra, ao final de uma vida, pode até determinar, para os que permanecem vivos, se alguém merece a santidade (tanto que a igreja católica tem um catálogo de santos ao gosto de cada um) ou a diabicidade (gozado! esta palavra não existe em português!)

Lula, que ainda não morreu (apesar de tantos  paneleiros de ocasião rezarem para isto) não é santo… Então, eu acho que o quê minha querida amiga devia se perguntar é por que a elite brasileira e a classe média que a segue bovinamente, demonstram um ódio visceral por ele e não querem que as políticas implementadas por ele em seu segundo governo (abandonadas pela Dilma, também em seu meio segundo governo) sejam retomadas e, pior, sejam aprofundadas, o que certamente acontecerá caso Lula se eleja presidente de novo.

Acho que ela e todos aqueles que são bombardeados diariamente por uma mídia capciosa e comprometida, antes de acusarem ou odiarem, deviam colocar numa balança os erros e acertos dos governos petistas (Sarney, Collor, Itamar, FHC… todos tiveram erros e acertos e ninguém os odeia ou idolatra como a Lula! Por quê?).

Mais: acho que deviam matutar um pouco sobre o seguinte: todos os condenados pela Lava Jato até agora (Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró, Renato Duque, Alberto Youssef, José Dirceu, Eduardo Cunha, etc, etc, etc…) foram acusados de roubar milhões de dólares… Pedro Barusco, do terceiro escalão da Petrobras, um dos primeiros delatores premiados, segundo matéria recente da grande imprensa, está sendo obrigado a devolver 90 milhões de reais (eu repito: 90 milhões de reais!!!!)… imaginem os demais! Imaginem não… basta procurar no Google! Detalhe importante: até agora, nem José Dirceu – a jóia da coroa (por enquanto, porque Lula ainda não foi preso…) – nem João Vaccari Neto, o multi-condenado ex-tesoureiro do PT, entre os condenados pelo Moro, não foram obrigados a devolver qualquer milhinho!)

Lula, num famoso power point mostrado à imprensa numa coletiva do chefe da força tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, foi apontado como o chefão da corrupção na Petrobras… mas, até agora, todos os processos abertos contra ele, inclusive o do depoimento da semana atrasada em Curitiba, se referem a “troca de favores” para a compra de um triplex de 215 m² (a minha casa, construída numa chácara, tem 175 m² a mais que isto!), numa praia farofeira do Guarujá, na reforma de um sítio no interior de São Paulo (que a única coisa que tem a mais do que a chácara onde moro, a 30 km do centro da capital), é um lago piscoso, povoado por dois pedalinhos) e a possível compra de uma área para instalar o Instituto Lula, que nunca saiu do lugar onde ele sempre esteve. Ah! Tem outra acusação: ter tentado atrapalhar a Lava Jato, numa acusação fajuta que o Delcídio Amaral fez para se livrar da acusação a ele próprio e, principalmente, conseguir gozar os frutos da roubalheira.

Uma norma, aliás, da Lava Jato: o cara diz que o Lula fez, que o Lula era, que o Lula sabia, que o Lula mandava… e recebe, como castigo, a prisão domiciliar por alguns meses, com direito a tornozeleira eletrônica! (uma dúvida atroz minha: será que a tornozeleira impede um cara de receber os amigos em casa? Ou de tomar uísque importado com estes amigos? Ou de passear de iate pelas águas azuis de Floripa?)

Para quem não acompanha a imprensa diuturnamente como eu (uma vez jornalista, sempre jornalista!), é interessante lembrar que Lula continua morando em seu apartamento de São Bernardo do Campo, enquanto um Sérgio Machado (que gravou os manda-chuvas do atual governo) está preso domiciliarmente em sua mansão (um quarteirão de casa, que tem até quadra de tênis!) no Bairro das Dunas, ao lado da casa do Tasso Jereissatti, outro quarteirão). E um Delcídio Amaral, que também está preso domiciliarmente, foi fotografado recentemente em um iate de Floripa, onde tem seu apartamento de veraneio… Belo castigo!

Os que odeiam Lula não acreditam nisto. Divulgam inúmeras fantasias idiotas, desprovidas de provas, tipo: o filho dele, Lulinha, é sócio da Friboi ou tem 18 fazendas no Pará ou repassam, via redes sociais, fotos  de bens mirabolantes, como a de um dos mais luxuosos aviões do mundo, que seria seu avião particular, ou a sede da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiróz, que seria a sede de sua fazenda em São Paulo. Apesar do ridículo, tem gente que acredita!

O que é escondido (ou publicado em letrinhas miúdas nos rodapés) pela grande imprensa, é que o ex-presidente e todos os seus familiares (mulher, filhos, genros, irmãos e irmãs e até o sobrinho da primeira mulher) já tiveram seus sigilos bancários, fiscais e telefônicos quebrados e não há um único recebimento ou pagamento feitos fora do normal ou uma conversa que levasse a imaginar alguma falcatrua por baixo dos panos.

Há mais fatos que precisam ser colocados na balança também: enquanto há este carnaval em cima da culpa ou não do Lula, muito bem explorado pela Globo (olha ela aí!), a elite que derrubou uma política de valorização do Brasil e de seu povo, vai levando as reformas trabalhista e da Previdência do jeito que ela quer… Mais: enquanto estas reformas estão em destaque na mídia, outras vão sendo aprovadas nas reuniões noturnas do Congresso.

A população brasileira ficou sabendo, por exemplo, que a reforma do ensino médio, que muda o ensino fundamental e secundário exatamente como os empresários da educação sempre quiseram foi aprovada? A população brasileira sabe que a LOMAN – Lei Orgânica da Magistratura Nacional, que determina uma série de privilégios para a carreira judiciária (auxílio educação para filhos até 24 anos de juízes, auxílio moradia equivalente a 20% do salário, reembolso por despesas médicas sem cobertura de planos de saúde e licença para estudar no exterior com remuneração extra, por exemplos), está nas mãos da presidente do STJ para ser enviada ao Congresso? A população brasileira tem noção de que as demissões e/ou planos de demissão voluntária aprovados nas estatais (inclusive Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) são os primeiros passos para suas privatizações? (a propósito, sugiro ver o programa do Gregório Duvivier, Greg News, no You Tube).

 

 

Ah! Tem outro fato emblemático: a população brasileira sabe que o CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, que originou a investigação da Polícia Federal chamada Zelotes, que acabou de indiciar Lula por re-editar uma MP do governo FHC, aprovada unanimemente pelo Congresso, decidiu, mês passado, que o Banco Itaú não precisa pagar impostos no processo de fusão com o Unibanco, o que significa que o Tesouro Nacional acaba de perder R$25 bilhões…? Não preciso dizer que os Setúbal, donos do Itaú, fazem parte da elite brasileira que odeia o Lula e apóia incondicionalmente as reformas trabalhista e previdenciária, não é mesmo? É preciso desenhar?

O problema pois, não está na inocência ou não do Lula que, como qualquer político, deve ter feito muitas e muitas jogadas em benefício de seu grupo político e de sua concepção de governo (com certeza, não fez – pelo menos não há qualquer prova concreta até agora – em seu próprio proveito).

O problema está em que a concepção de governo de Lula abre as portas para a participação do povão (Prouni, Fies, Ciência sem Fronteiras… só para citar programas na área da educação) e a elite brasileira, bovinamente imitada pela classe média, tem verdadeiro pânico disto! Vocês já imaginaram o que pode acontecer com esta elite econômica e política, com o alto funcionalismo da República (juízes, procuradores, policiais federais, funcionários do Congresso e de estatais de primeira linha) quando este povão tiver consciência política e mobilizar-se para atuar em benefício de si mesmo?

Como eu disse para minha velha amiga, não existe uma resposta curta para sanar dúvidas sobre o caráter humano. Santo e diabo convivem num mesmo corpo durante nossa vida toda (quem leu Hamlet – ‘ser ou não ser’ – entende como isto é possível). Agora, quanto ao que está acontecendo com Lula e o Brasil hoje, será mais fácil entender se a gente conseguir se dar uma resposta objetiva para esta pergunta: por quê um juiz substituto da 1ª  instância, em Brasília, mandou fechar o Instituto Lula, que fica em São Paulo, às vésperas de seu depoimento em Curitiba (sob a alegação de que ele PODERIA realizar reuniões com intuitos criminosos) e o Instituto FHC, que opera nas mesmas condições, com os mesmos objetivos e há muito mais tempo, nunca foi incomodado?

A propósito, Moro também não é diabo… É um juizeco que foi incensado pela mídia, Globo principalmente (olha ela aí de novo), o que fez parte da classe média, aquela que veste camisa amarela e bate panela a endeusá-lo, levando-o a se achar um verdadeiro herói nacional. Toda esta corrupção encontrada na Petrobras, ele próprio – e através do mesmo doleiro, Alberto Youssef – já tinha levantado algum tempo atrás no Banestado (as chamadas contas CC-5 que, no governo FHC, permitiram a remessa de milhões de dólares da elite brasileira para o exterior).

Foi uma investigação, aliás (assim como a Operação Satiagraha ou a Castelo de Areia), que não deu em nada, exatamente porque envolvia a elite econômica e política, os eternos donos do país. Na época, ele, Moro, fez um acordo de delação com Youssef, que não cumpriu e não sofreu qualquer punição por isto, tanto que continuou praticando suas meliâncias nos 20 anos seguintes, até ser engaiolado na Lava Jato e fazer novo acordo de delação…

Mais uma vez, como a Lava Jato começou a atingir os mesmos poderosos agora, Moro só continua em evidência porque ainda pode prender ou, no mínimo, evitar que Lula seja candidato em 2018. Muito breve será jogado na lata de lixo da história.

PS 1. – Com a bombástica delação dos donos da JBS que explodiu esta semana especialmente nos colos de Michel Temer e Aécio Neves, coxinhas e paneleiros foram rápidos no gatilho para encontrar o verdadeiro culpado da situação: estava eu comprando milho numa agropecuária quando a televisão começou a dar as últimas informações sobre o assunto. Outro cliente olhou para os demais presentes e bradou: “Este Lula é um grande fdp mesmo! Passou 08 anos no poder e podia ter prendido esta corja toda… Mas não, preferiu se juntar a ela!”

PS 2. – Como não existem provas consistentes até agora nos inquéritos já abertos, muitos analistas previam a incriminação definitiva de Lula (e Dilma), numa segunda etapa dos vídeos da delação de Joesley Batista, liberados pelo ministro Fachin. Não aconteceu. Como publicou Cintia Alves, no GGN (Porque a delação da JBS contra Dilma e Lula não pesam como a de Temer), “Não sabemos se é por culpa do Ministério Público Federal (que só agora tirou da manga a ação controlada) ou da JBS (que só passou a registrar encontros com políticos após o impeachment), mas a disparidade nas provas apresentadas contra Michel Temer, de um lado, e Dilma Roussef e Lula, de outro, é gritante. Contra Temer, há áudio de conversa com o próprio presidente sobre pagamento de propina, há grampo telefônico, há entrega filmada de mala de dinheiro a um deputado de sua “estrita confiança”. Contra Dilma e Lula, há diálogos com terceiros e o já desgastado “ouvi dizer”. Pelo menos é o que depreende-se da leitura de anexo da delação premiada de Joesley Batista.”

Fato é que uma busca pelos principais portais da grande imprensa mostram uma mudança de comportamento brutal em relação às sempre explosivas denúncias contra Lula: a Folha de São Paulo dá manchetinha  à esquerda e abaixo da manchete principal, com um título chocho: “Joesley afirma que pagou US$80 mi a Lula e Dilma” (semana passada seria a manchete principal, certamente, e assim: ‘Lula e Dilma receberam U$80 mil da JBS’!); o Estadão é mais enfático no título (“Lula e Dilma tinham US$150 milhões em conta-corrente de propina da JBS, diz Joesley”, mas a chamada está no canto direito e no meio da página e depois de outros 05 títulos do mesmo tamanho, da manchete e de mais dois títulos maiores com fotos; o Globo, como não podia deixar de ser, diz que “Lula e Dilma receberam no exterior”, na 2ª sub-manchete de sua edição em papel, porém, surpreendentemente, nada diz na página principal do portal… e, na jóia da coroa global, o Jornal Nacional, uau! Lula e Dilma só aparecem lá pelo meio, espremidos entre as delações contra José Serra e o governador de Minas… É fantástico!!!!! (No dia seguinte, aliás, o Jornal Nacional retificou sua notícia anterior: William Waack reconheceu que os ex-presidentes não tinham conta no exterior e sim que o delator Joesley Batista disse que mantinha contas em seu próprio nome com a finalidade de fazer frente a gastos políticos do PT).

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *